SEJA VOLUNTÁRIO

quinta-feira, 17 de maio de 2018

VOTO NULO É A SOLUÇÃO!?



Hebert Pereira*


Dizem que se votar mudasse algo era proibido! E que o direito ao voto é a melhor forma de iludir para garantir a dominação! Isso porque, parte-se do pressuposto que a massa da sociedade não está preparada para escolher seus representantes, e como já vimos, no Brasil, os verdadeiros mandantes são os que patrocinam as grandes candidaturas e sempre conseguem maioria de eleitos para defenderem seus interesses e governar.

Por isso, com razão, muita gente desistiu de votar! Não acredita mais no processo, e se sente idiota ao sair de casa num domingo para tentar eleger alguém ético e competente que ao final da apuração dos votos nunca chega lá!

Existem ainda as pessoas que não concordam com o modelo de escolher pessoas para em tudo te representar. Tem muita gente limitada, com pouquíssima capacidade de estar num congresso decidindo nossa vida. Enquanto a inteligência coletiva é ignorada e tanta gente competente com soluções eficazes ficam sem vez e sem voz assistindo o caos se instalar!

Mas qual seria a Solução? Desistir de tudo? Não ir mais votar!? E aí!? O que mais!? Seria muito bom se fosse verdade que mais de 50% de votos nulos tivessem poder de anular eleição e todos os candidatos mudar. Mas não é! Voto Nulo infelizmente não é ferramenta para revolucionar! Se nós indignados não formos para as urnas deixaremos que as massas de vítimas inconscientes, manipuladas e os eleitores delinquentes decidam quem vai continuar a nos governar!

Também defendemos menos políticos e mais povo! Mais poder para o cidadão! Mas temos que construir esse processo. Educando as pessoas, orientando-as, estimulando-as à participação. E de imediato, procurar muiiiito, pois existem mas é difícil achar, pessoas que queiram entrar na política não para se servir, mas para esse sistema minar, ajudando quem está de fora, repleto de indignação, a construir uma verdadeira democracia, em que de fato, quem tenha o poder é o cidadão!

*Integrante do MOVA-SE, Coordenador de engajamento do Movimento Acredito em Sergipe, Pré-candidato a Deputado Federal pela REDE Sustentabilidade, idealizador do Coletivo18, primeiro projeto de Mandato Coletivo em Sergipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário